Ziegler orgulhoso no novo papel

ziegler

Reto Ziegler na apresentação, em Nyon, do Campeonato Europeu Feminino de Sub-17 de 2009 (©UEFA)

Reto Ziegler teve a honra de conquistar um Campeonato da Europa de Sub-17, convertendo o penalty da vitória na final, o que torna o médio internacional suíço na escolha ideal para embaixador da segunda edição do Campeonato Europeu Feminino de Sub-17, que vai decorrer em Nyon, na próxima semana. Ziegler considera que, independentemente do número de jogos disputados por um futebolista ao longa da sua carreira, ser convidado para embaixador de uma competição europeia é sempre um grande privilégio.

Viajado
O jogador de 23 anos da UC Sampdoria é originário da região onde vai ter lugar a fase final do Europeu Feminino de Sub-17 e onde está sedeada a UEFA. Ziegler começou a jogar nos clubes locais, antes de representar emblemas suíços como o Servette FC e o Grasshopper-Club, os ingleses do Tottenham Hotspur FC e do Wigan Athletic FC, e ainda os alemães do Hamburger SV.

Ajudar na promoção
O jogador também já viveu a experiência de ganhar um título europeu ao serviço do seu país. Na Dinamarca, em 2002, o médio não de deixou intimidar no desempate por grandes penalidades da final com a França, convertendo o pontapé que deu o título de Sub-17 à Suíça. Desde então, Ziegler já foi capitão do seu país nos Sub-21 e estreou-se a marcar pela selecção principal em Novembro passado, fazendo o golo do triunfo sobre a Finlândia, por 1-0, em St. Gallen. “Estou ansioso por assistir aos jogos, porque nunca tive oportunidade de ver um jogo de futebol feminino ao vivo”, confessou Ziegler ao uefa.com. “O futebol feminino cresceu muito nos últimos anos e estou aqui para ajudar a promover o Europeu. Espero que estejam muitos homens e mulheres nas bancadas”.

Emoção
Ziegler compreende o orgulho que as jovens jogadoras de França, Alemanha, Noruega e Espanha vão sentir quando envergarem as camisolas dos seus países na segunda-feira, nas meias-finais que vão ser disputadas no Estádio Colovray. O médio ainda sente uma grande emoção sempre que veste as cores da Suíça. “Não importa se é a camisola dos Sub-17 ou da selecção sénior”, afirmou Ziegler. “É uma grande honra alinhar pela selecção e fico contente sempre que sou chamado a representar o meu país. Não preciso de qualquer outra motivação para dar o máximo em campo. Este sempre foi o meu sonho de criança. Trabalhei muito para isto e espero que possa ser um exemplo para os jovens desta zona da Suíça e do resto do país, de como é possível chegar a jogador profissional”.

Penalty decisivo
Um desempate por grandes penalidades de uma final europeia de selecções é o teste supremo à fibra de um jogador de qualquer idade. Ziegler ainda se lembra da tranquilidade que sentiu quando foi chamado a converter o penalty decisivo da final do Europeu de Sub-17 de 2002, disputado em Farum, na Dinamarca. A Suíça estava em vantagem por 3-2, depois do jogo com a França ter terminado com o marcador em branco. Ziegler sabia que, se marcasse, daria o primeiro título europeu à Suíça.

A maior emoção
“Lembro-me bem da sensação, pois estava muito concentrado”, recordou. “Sabia que era um momento importante, era o último penalty. Pensei na minha família e no meu irmão Ronald [que joga a médio nos escalões secundários da Suíça], pois sempre me apoiaram. Queria marcar e estava muito calmo”. A bola entrou e começou a festa dos suíços, com o herói Ziegler a poder libertar as suas emoções. “Foi fantástico, e mesmo agora, que jogo a outro nível, continua a ser a melhor recordação da minha carreira, pois foi a única vez que chorei com uma vitória”. Um campeão europeu como embaixador de um Campeonato Europeu, e ainda por cima sendo um jogador da casa, é claramente o representante ideal para uma prova que vai decorrer às portas da UEFA.

In pt.uefa.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s


%d bloggers like this: