Guia FIFA de “Saúde e Fitness da Jogadora de Futebol”

fifa

Os mitos e preconceitos que rodeiam o Futebol Feminino, tal como os riscos e benefícios para a saúde das jogadoras de futebol são muito variados.

Até aqui, a maior parte dos estudos efectuados tem sido levada a cabo por homens e baseados em jogadores deste género. Consequentemente não existem muitos dados concretamente relacionados com mulheres e as recomendações científicas para o Futebol Feminino, muitas vezes não são as mais apropriadas ou ideais.

Tendo esta reflexão em mente, o FIFA Medical Assessment and Research Centre (F-MARC) decidiu rever e compilar, pela primeira vez, o conhecimento científico actual acerca de assuntos relacionados com a saúde das jogadoras de futebol.

Recorrendo aos seus próprios dados recolhidos ao longo dos últimos 10 anos, foi recentemente publicado um relatório no “British Journal of Sports Medicine” (autores convidados Jiri Dvorak, Astrid Junge, Colin Fuller e Paul McCrory).

O livrete “Health and Fitness of the Female Football Player”, sabendo que não deverá ser apenas o staff médico das equipas o único interessado em estar atento a assuntos relacionados com a saúde das praticantes desta modalidade (também as jogadoras, treinadores e árbitras), contribui para que todos os intervenientes saibam como manter-se saudáveis e em forma.

Este, trata da forma e saúde das jogadoras de futebol e de como estes aspectos diferem dos praticantes masculinos da modalidade. Tenta, também, responder a questões sobre prevenção de lesões, nutrição, protecção óssea e outros assuntos específicos das praticantes femininas.

É um guia, verdadeiramente prático, acerca de como proteger a saúde e a forma das jogadoras no dia-a-dia, enquanto permite aumentar a responsabilidade de cada interveniente relativamente à tomada de decisões (informadas), independentemente de jogar apenas por prazer ou representar a sua selecção.

O livrete, que foi escrito numa linguagem bastante acessível, estádisponível no site oficial da FIFA, nas línguas inglesa, francesa, alemã e espanhola, pode ser encomendado através do “FIFA Medical Department in Zurich” ou realizar o download aqui.

In 1dezembro.wordpress.com

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s


%d bloggers like this: